loader image
Aplicativos Android, Reviews, jogos...

Como fazer root no seu dispositivo Android

O enraizamento é a maneira de tornar seu telefone Android mais rápido e melhor, com menos bloatware e mais recursos. Aprenda como fazer root facilmente com nosso guia passo a passo aqui.

Meu dispositivo é compatível?

Nem todos os dispositivos Android podem ser enraizados. Existem vários motivos pelos quais você pode não conseguir fazer root no seu dispositivo. Primeiro, você deve verificar as especificações do seu dispositivo na lista de dispositivos suportados para o método de root que planeja usar. Se o seu dispositivo não corresponder às especificações, ele não funcionará com esse método de root.

Em segundo lugar, você deve verificar se o seu dispositivo está desbloqueado e com root verificando a página “Sobre” nas Configurações. Se disser “O dispositivo está desbloqueado” ou “O bootloader está desbloqueado”, então você está pronto para ir. Caso contrário, você precisará desbloqueá-lo primeiro ou encontrar outro método de fazer root em seu telefone ou pill que não exija um bootloader desbloqueado (geralmente é mais fácil falar do que fazer).

palavra imagem 6887 1

Faça backup do seu telefone Android

É sempre uma boa ideia fazer backup do seu telefone Android antes de fazer o root. Muitas opções estão disponíveis, dependendo de qual método de backup você preferir. Se você tiver um slot para cartão SD em seu dispositivo, insira o cartão em seu computador e copie todos os arquivos dele. Em seguida, execute uma redefinição de fábrica completa do seu telefone para eliminar todos os dados. Você pode reinserir o cartão SD e usá-lo para armazenar arquivos novamente.

Se você não possui um slot para cartão SD ou não deseja usar um, pode usar o aplicativo gratuito de backup e restauração do Google (anteriormente conhecido como Android Backup Service). O aplicativo fará backup automaticamente de todos os aplicativos instalados pelo Google Play (incluindo aplicativos pagos), configurações do sistema e dados de sua conta do Gmail sempre que você conectar seu dispositivo Android ao Wi-Fi por pelo menos 10 minutos. Você pode fazer backup manualmente de tudo armazenado em seu dispositivo tocando em “Backup” no menu de configurações do aplicativo.

palavra imagem 6887 2

Enraizamento – O Básico

O enraizamento é o processo de obtenção de acesso administrativo ao seu dispositivo Android. Uma vez enraizado, você pode instalar aplicativos que requerem acesso root para funcionar corretamente. Também lhe dá o poder de fazer alterações impossíveis em seu telefone com um dispositivo não rooteado.

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas optam por fazer root em seus telefones, mas aqui estão alguns dos mais comuns:

  • Livre-se de aplicativos bloatware (crapware) que sua operadora ou fabricante pré-instalou em seu dispositivo.
  • Para obter acesso ao sistema de arquivos completo, você pode fazer backups ou flash ROMs personalizados que você baixou do XDA Builders ou de outras fontes.
  • Faça overclock ou undervolt de sua CPU/GPU para ter um desempenho melhor do que as velocidades padrão em detrimento da vida útil e da estabilidade da bateria (você só deve fazer isso se souber o que está fazendo).

Obtenha o software program certo para fazer root no seu dispositivo

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar uma recuperação personalizada no seu dispositivo.

As recuperações personalizadas permitem que os usuários atualizem arquivos ZIP ou façam backups de seu sistema operacional atual. Depois que a recuperação personalizada estiver instalada no seu dispositivo, você poderá começar a fazer o root, exibindo o arquivo SuperSU ZIP.

A maneira mais fácil de fazer root no seu dispositivo Android é através do TWRP Restoration, que possui uma interface intuitiva e permite que você atualize o SuperSU diretamente do próprio aplicativo. Você também pode usar o CWM Restoration para essa finalidade, mas recomendamos o TWRP devido à sua facilidade de uso e recursos atualizados que tornam mais fácil do que nunca fazer root e desenraizar dispositivos executando o Android 5.0 Lollipop ou versões mais recentes do software program do sistema operacional Android.

palavra imagem 6887 3

Desbloqueie o Bootloader no Android

Desbloquear o bootloader é necessário se você deseja fazer root no seu dispositivo ou atualizar uma ROM personalizada. Também é útil se você deseja atualizar manualmente as atualizações de firmware ou se estiver mexendo em dispositivos Android e precisar atualizar imagens de recuperação e outras coisas.

Veja como desbloquear o bootloader para a maioria dos dispositivos:​

Abra Configurações> Opções do desenvolvedor e position até ver “Ativar OEM para desbloquear”. Toque nele e, em seguida, toque em Sim quando solicitado por Permitir desbloqueio OEM. Agora volte para as Opções do desenvolvedor e desative a depuração USB (se ativada) para que seu computador não baixe arquivos automaticamente quando conectado by way of cabo USB. Conecte seu telefone by way of cabo USB e abra um immediate de comando no Home windows (use Shift + clique com o botão direito>Abrir immediate de comando). Digite fastboot OEM unlock no

Verifique se a depuração USB está ativada no Android

Antes de fazer root no seu dispositivo Android, você precisa garantir que a depuração USB esteja ativada. Você pode verificar isso acessando Configurações > Sobre o telefone > Informações do software program e procurando o Número da versão. Toque sete vezes até que diga: “Agora você é um desenvolvedor”. Em seguida, volte para Configurações> Opções do desenvolvedor e ative a Depuração USB e Fique Acordado. Se você não vir as opções do desenvolvedor em suas configurações, é provável que seu fabricante ou operadora as tenha desativado – mas geralmente há um aplicativo na Play Retailer que as habilitará para você (ou pelo menos fornecerá acesso a configurações ocultas) .

Execute o software program One Click on Root e faça root no seu Android!

Você está quase lá! Depois de baixar o software program One Click on Root, tudo o que você precisa fazer é executá-lo. Siga esses passos:

  • Conecte seu dispositivo ao computador com um cabo USB.
  • Abra a pasta do software program One Click on Root e clique duas vezes em “root-windows-r2-v2.exe” para iniciar o aplicativo.
  • Se você vir uma mensagem perguntando se deseja permitir o acesso por USB, clique em “Permitir” ou “Conceder permissão” (dependendo da sua versão do Home windows).
  • Você deve ver um logotipo do Android em seu dispositivo assim que ele se conectar – tudo está funcionando corretamente! Agora, siga as instruções na janela do programa e deixe-o fazer root no seu telefone!